Wednesday, November 9, 2011

Começando...

Hoje li um texto sobre relacionamentos e que, como muitos outros, falava que a gente escolhe os "caras errados" que vivem constantemente entrando e saindo de nossas vidas. Não tenho como discordar. Sou psicóloga e portanto sei que independente do tipo de escolha, consciente ou inconsciente, as pessoas escolhem seus parceiros.
O que eu passei a me perguntar é: Por que escolhemos os "caras errados" ou os "caras certos"? A começar, precisamos pensar sobre como é feita essa divisão entre certos e errados. Se considerarmos os padrões sociais desejáveis os caras certos seriam aqueles que ligam, mandam flores, te procuram, demonstram que gostam, te agradam, tem interesse maior sobre ti, e os caras errados, em contrapartida, seriam todos os ditos "cafajestes", canalhas, ou "potiros" como um amigo meu gosta de chamar.
Pois meu pensamento começa justamente aí: Por que o "cara certo" não pode ser aquele que não quer compromisso, aquele que quer festas, que te faz esperar? Por que o "errado" faz sofrer? Por que o sofrimento precisa ser tão evitado, tào associado ao errado?
Precisamos concordar, ninguém gosta de sofrer, mas é o caminho mais rápido para crescer e amadurecer. Ao meu ver, encontrar o cara certo aos 12 anos de idade (pra exagerar na idade e não julgar os que se enrolam mais cedo ou mais tarde) é errado! Quando não se está emocionalmente preparado para encontrar um cara com quem se deseje construir  uma vida juntos, o cara certo (socialmente certo, quero dizer) acaba sendo muito errado!
Comigo foi mais ou menos assim... Nenhum dos meus ex-namorados foi o "cara errado", nenhum deles me magoou, nenhum deles me fez sofrer, nenhum deles me deixou marcas horríveis ou qualquer tipo de trauma. Todos eles eram caras certos para casar. Talvez a errada fosse eu, pois não tinha idade para assumir compromissos tão mais sérios e duradouros que um namoro. Nunca namorei com a intenção de casar, construir uma vida juntos, especialmente aos 17, quando tive meu primeiro namorado. Sempre fui muito mais movida pelo desejo de me relacionar, de amar e ser amada! E deram certo! Eram os caras certos no momento errado? Eu acho que o momento nunca é errado, pois independe de nós, errados mesmos eram os caras, que faziam tudo certo e nunca me fizeram sofrer, mas o que eu precisava era de caras que fossem mais errados...

No comments:

Post a Comment